PARCERIA: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA (MMA) & ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB)
Duração: 2024
Vamos apresentar aos 20 países mais ricos do mundo o patrimônio cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Brasil. Durante as discussões globais sobre bioeconomia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas promovidas pelo G20 no país, a Funatura apresenta uma exposição inédita que conta os modos de viver desses povos e comunidades por meio de cenários, objetos e fotografias que enfatizam a inclusão e o respeito às tradições.
Divulgação conta com um estande de 9m² com adereços e adornos que remetem às tradições locais, além de uma exposição fotográfica com 40 imagens que mostram a diversidade, a cultura e os modos de vida das 28 comunidades representadas. Estrutura acompanhas reuniões em Brasília (março), Manaus (junho) e Rio de Janeiro (outubro).
Estande oferece produtos desenvolvidos pelas comunidades da Amazônia e distribuídos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), como castanhas fatiadas e descansos de copo indígenas.
Será produzido ainda documentário sobre a atuação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (SNPCT), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Áreas de atuação
- Rio de Janeiro (RJ)
- Brasília (DF)
- Manaus (AM)
Objetivos
- Divulgar os povos e comunidades tradicionais brasileiros para delegações internacionais que participam dos encontros do G20 no Brasil
- Exposição sobre os povos e comunidades tradicionais brasileiros durante os encontros do G20 no Brasil
- Documentário sobre ações governamentais voltadas aos povos e comunidades tradicionais brasileiros
- Cartilha impressa sobre os povos e comunidades tradicionais brasileiros